Viva saúde Centrovias - no Posto Castelo

17/06/2010 09:00

 

O Centro Universitário Central Paulista (Unicep) realizou mais uma edição do Pró-Saúde, programa vinculado à Diretoria de Extensão e Atividades Práticas da instituição, que visa prestar assistência gratuita à saúde da comunidade, ao mesmo tempo em que proporciona o aprendizado da prática profissional aos seus alunos. Com este programa de extensão, a Unicep esteve presente no evento do evento “Viva Saúde”, promovido nos dias 17 e 18 de junho pela Concessionária Centrovias/OHL, no Posto Castelo.

O “Viva Saúde” é desenvolvido há dez anos pela Centrovias/OHL e tem como objetivo prestar assistência à saúde dos caminhoneiros, buscando assim, valorizar estes profissionais e reduzir os riscos de acidentes nas rodovias. A Unicep, por meio do Pró-Saúde, atua desde 2008 nessa iniciativa. Os alunos da Unicep realizam vários tipos de atendimentos e exames junto aos caminhoneiros, como testes instantâneos de dosagem de colesterol, glicemia e triglicérides, aferição da pressão arterial, avaliação física, vacinação, ginástica laboral e orientações sobre o câncer de próstata, sobre tabagismo, diabetes e doenças do coração, além do cadastro de cada motorista.

De acordo com o diretor superintendente da Centrovias/OHL Brasil, Paulo Mendes Castro, a participação da Unicep no “Viva Saúde” é essencial para a realização destes eventos, que contam com três edições anuais. “A animação dos alunos da Unicep quando vem fazer o “Viva Saúde” é incrível, há uma integração tanto com a Centrovias, quanto com os caminhoneiros” afirma.
Segundo Paulo, o Grupo OHL, por meio de suas quatro concessionárias, está integrando o programa “Viva Saúde”, para que o caminhoneiro que é atendido em outra concessionária do grupo tenha sua ficha disponível também no evento da Centrovias. “Isso possibilita que a gente tenha um universo muito maior de dados pra avaliar quem circula pelas estradas, por onde circula e quem tem um potencial risco de causar acidentes” explica o diretor.

Para Olga Lúcia Pereira, professora do curso de Enfermagem da Unicep, ações voltadas à saúde dos caminhoneiros são importantes pelo fato de se tratarem de profissionais com uma carga horária de trabalho intensa e com pouco tempo para cuidar da própria saúde. “A gente percebe que são pessoas carentes de orientação e com muito medo de detectar doenças que possam vir a comprometer o trabalho, mas ao mesmo tempo são pessoas que precisam se cuidar, porque, ao colocar a vida deles em risco, podem arriscar a vida das demais pessoas que circulam pelas rodovias também” destaca.

Nesta edição do “Viva Saúde”, participaram os alunos da Unicep dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia e, como em todas as atividades de extensão da Unicep, os alunos atuaram  sob orientação de seus professores e coordenadores. A aluna do último ano de Enfermagem da Unicep, Gleici Santiana Montana, gostou da oportunidade de participar do evento por realizar várias atividades práticas e com a segurança de ter o professor acompanhando. “É uma ótima oportunidade tanto para nós que estamos concluindo o curso quanto para os motoristas que podem cuidar da saúde” conclui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além dos atendimentos prestados pelos alunos da UNICEP por meio do programa Pró-Saúde, o evento “Viva Saúde” da Centrovias-OHL também disponibilizou assistência odontológica aos motoristas, orientações sobre a prevenção do câncer de boca e consultas de pontuação na carteira e CPF, com a equipe do Poupa Tempo.

 

 

Pesquisar no site

Contato

Biomedicina na comunidade